Como produto final do Projeto de Ensino IFC Troupe, o grupo de teatro do campus Fraiburgo apresenta o áudio drama “A Ilha Desconhecida”, inspirado no conto homônimo do escritor português José Saramago e em três poemas de Fernando Pessoa.

A pandemia inviabilizou ensaios e apresentações presenciais. Por isso a trupe decidiu adaptar o projeto. Dessa forma, no lugar do tradicional teatro musical ao vivo, trabalhou-se na criação de um áudio drama virtual. Com um pé (ou um ouvido) nas antigas radionovelas e o outro nos podcasts mais atuais, o grupo navegou em busca de um modo de expressão possível em meio às restrições do coronavírus.

Os ensaios remotos impossibilitaram a montagem de um teatro musical pela dificuldade em sincronizar os instrumentos. No entanto, as possibilidades da Internet puseram o grupo em contato com bibliotecas de som, sonoplastia e com a linguagem radiofônica. Os ensaios ocorreram via Google Meet. O elenco se empenhou em dar à voz um corpo. Os áudios foram gravados pelo celular e editados no Audacity.

O bolsista Alison Batista assumiu a direção de som e mergulhou no universo da sonoplastia. Ele trabalhou com afinco para editar as cenas, equalizar faixas, diminuir ruídos, anexar trilhas, ecos, mudanças de canal e reverberações que contribuíram para o mise-en-scène sonoro da obra. Por exemplo, há diálogos nos quais cada personagem ocupa um fone diferente, num ping-pong agradável. Há sons que passeiam de um fone ao outro, intensificando o movimento da cena. Há soluções para aninhar pensamentos e cenas oníricas. Por isso, ouça com fones de ouvido.

Para o professor Rodrigo, coordenador do projeto, “nada se compara à emoção de apresentar atuando, cantando e dançando ao lado dos colegas, ao vivo, com o auditório cheio. Mas, a experiência de construir o espetáculo de modo coletivo e remoto, contornando a Covid-19 foi bem gratificante”.

Para explicar a sensação, Rodrigo cita o protagonista de Saramago: “Se não sais de ti, não chegas a saber quem és. Embarcar na aventura de montar este áudio drama, fez a trupe sair de seu porto seguro. Saindo desse porto, enfrentamos tempo bom e, claro, tempo ruim, mas tivemos também alegria. E Um porto alegre é bem mais que um seguro, como já cantava Caetano,” lembra Rodrigo.

Em tempos de distanciamento social, ouvir uma história criada por nossos colegas de IF pode ser uma forma de contato humano válida para quem ouve. Mas, se é boa mesmo, só há uma forma de saber:

Aperte o play e ouça esse áudio nunca dantes navegado. 

https://drive.google.com/file/d/1vNE7W7y7O-wa3UKZzcntSYsuRE3EmTeq/view?usp=sharing

A Troupe do Instituto Federal, campus Fraiburgo, apresenta:

A ILHA DESCONHECIDA

Áudio Drama baseado em

O Conto da Ilha Desconhecida” de José Saramago.

Roteiro e direção: RODRIGO ESPINOSA CABRAL.

Sonoplastia, edição e direção de áudio: ALISON GABRIEL BATISTA.

Elenco:

TAINARA PAULICHEN (3ºA) ….…….… MULI, A MULHER DA LIMPEZA / VENTO

OTTO FREY MARTINS (3ºA) ….…….… O HOMEM QUE QUER UM BARCO

ALISON GABRIEL BATISTA (3ºA) ….…….… BOBO DA CORTE / MARINHEIRO NA GÁVEA

SUYANE SERAFINI (1ºB) ….…….… SECRETÁRIA REAL / VENTO / NARRADORA

ÉRICA BEATRIZ CARMAZIO (3ºA) ….…….… RAINHA

AMANDA SLONGO (1ºA) ….…….… POVO 1

ANDRIELI CONTE (2ºB) ….…….… CAPITÃ DO PORTO / NARRADORA / POVO 2

GIDALTI PENTEADO RIBEIRO (1ºA)….……… POVO 5

LAURA FILLIPI (3ºA) ….…….… CHICA GAIVOTA / POVO 3

RODRIGO ESPINOSA CABRAL ….…….… REI / POVO 4

Textos usados no roteiro:

O Conto da Ilha Desconhecida – José Saramago

Poemas de Fernando Pessoa:

Mar Português”.

Furia na trevas o vento*”, *o verbo ‘furiar’ é um neologismo pessoano.

Mostrengo*” do livro Mensagem – No áudio adaptamos para a pronúncia brasileira “monstrengo”.

Categorias: EnsinoIFC

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *