A pesquisadora e Técnica em Assuntos Educacionais Juceli Baldissera Felckilcker, membro do Gestec, publicou recentemente o artigo “Projetos de vida dos jovens e sua relação com o estudo e com a escola: análise a partir de dados de pesquisa” na Revista Cadernos de Educação – reflexões e debates.

O artigo tem como objetivo analisar como os alunos compreendem o papel da escola e do estudo no alcance dos projetos de vida e as motivações inseridas na seleção desses projetos. A base empírica do texto é uma pesquisa descritiva, de cunho exploratório e de natureza qualitativa. A amostra foi composta por 103 (cento e três) adolescentes/alunos vinculados ao Ensino Médio de escolas localizadas no Meio-Oeste Catarinense. Como procedimento de coleta de dados utilizou-se um questionário eletrônico composto por perguntas fechadas e abertas. Os dados coletados e analisados qualitativamente enfatizam que os jovens demonstram preocupação, de algum modo, com o seu projeto de vida. A realização profissional e o alcance da estabilidade financeira são projetos que se destacam entre os elencados por eles. A escolarização significa, para a maioria dos estudantes, a principal porta de entrada para o mundo do trabalho. A escola deve perspectivar processos de ensino e de aprendizado que contemplem a dimensão teórico-prática para a formação destes sujeitos, sem desconsiderar a importância do desenvolvimento do pensamento crítico a respeito de temáticas contemporâneas, entre elas a construção de projetos de vida e sua relação com consumo e a lógica de mercado..

Para saber mais sobre a pesquisa e ler o artigo na íntegra, basta acessar: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/cadernosdeeducacao/article/view/1035824.

Ótima leitura!!!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *