Olá leitores do GESTEC!

Neste semana, iremos dar dicas de dois vídeos que tratam dos papéis dos gêneros na sociedade e que foram indicados pelas bolsistas dos projeto de pesquisa Mulheres professoras na STEM: carreiras e trajetórias, coordenado pela coordenadora do GESTEC, Débora de Lima Velho Junges.

TED – Nós podemos “ter tudo”?

Dica da bolsista Andrieli… porque assistir:

Anne-Marie nos diz que nem tudo o que queremos, ou que desejamos, é realmente o melhor para nós. Ela nos disse que sempre acreditou que as pessoas mais poderosas da nossa sociedade eram homens no topo de suas carreiras, mas hoje ela nos diz que devemos ter atenção voltada ao que realmente significa igualdade. Devemos ver o número de mulheres que atuam em cargos importantes e que, independente do que nos é imposto pela sociedade, devemos fazer tudo que nos for possível e que está ao nosso alcance para crescermos cada vez mais. Devemos modificar, ampliar e valorizar nossos ambientes de trabalho, assim como também manter uma estabilidade entre nossas famílias e nosso trabalho, os deixando em primeiro lugar em nossa vida. Em âmbito político, é fundamental reconhecer o trabalho das mulheres e também modificar a cultura imposta desde a antiguidade, na qual apenas os homens podem ter certos tipos de trabalhos e as mulheres não.

TEDxEuston – Todos nós deveríamos ser feministas | Chimamanda Ngozi Adichie 

Dica da bolsista Samara… porque assistir:

No vídeo, Chimamanda Ngozi Adichie conta a história de como ela conheceu o feminismo e o quanto ela não gostava desse termo, por achar que simbolizava coisas negativas e que o feminismo simbolizava odiar os homens. Mas, no decorrer do seu discurso, ela mostra o real sentido da palavra feminismo, que poucas pessoas conhecem e levam a sério. Ela usa de acontecimentos da sua vida para exemplificar a situação da maioria das mulheres, onde, na maioria das vezes, a sua presença não é notada e muito menos valorizada pelo fato de ser uma mulher. Ela se baseia no fato de que a sociedade dita como as mulheres devem ser, mas não reconhece quem elas são. O vídeo basicamente mostra o real significado  do feminismo e a importância do mesmo para a sociedade. 


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *