Olá, leitor@s do GESTEC!

Nesta postagem compartilhamos indicações de projetos de extensão sobre mulheres na STEM para todos aqueles que se interessam pela temática.

Tem Menina no Circuito!

O presente projeto de extensão de iniciativa das professoras  do Instituto de Física da UFRJ, em atividade desde 2014, ganhou recentemente o prêmio de Responsabilidade Social da AEA, em  9 de junho de 2022.

Tem como missão incentivar meninas do Ensino Fundamental e Médio a gostar de ciências exatas e tecnologia, mostrando a elas o lado criativo e divertido, através de atividades com artesanato, massa de modelar, papéis e até materiais da eletrônica como baterias e leds.

As meninas participantes do projeto, são levadas para conhecer o LabMaker da UFRJ, laboratórios de pesquisas e interagir com os experimentos do Museu Interativo da Física.

Também são organizadas visitas a museus de ciências, outras universidades e centros de pesquisas.

Conheça mais sobre o projeto, acessando o link abaixo e assistindo o vídeo:

Você conhece o Tem Menina no Circuito?

Tem Menina nas Exatas  

Iniciativa aberta em 2022 que inclui atividades de Matemática e Astronomia, com escopo e equipe ampliadas será possível atender a um número maior de meninas em diferentes escolas.

O Tem Meninas no Circuito precisa de apoio para funcionar. Atualmente, o projeto conta com o apoio institucional do Instituto de Física e da UFRJ.

Indicações e texto: bolsista de Iniciação Científica Valéria Gislaine Grocinotti, estudante de ADS no IFC Campus Fraiburgo.


Luiz Leandro dos Reis Fortaleza

Mestre em Ciência da Computação (UFAM), Bacharel em Ciência da Computação (UFAM) e Técnico em Programação de Computadores. É professor no Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFC Fraiburgo.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *