Olá, leitor@s do GESTEC!

Nesta postagem compartilhamos indicações de projetos de extensão sobre mulheres na STEM para todos aqueles que se interessam pela temática.

Tem Menina no Circuito!

O presente projeto de extensão de iniciativa das professoras  do Instituto de Física da UFRJ, em atividade desde 2014, ganhou recentemente o prêmio de Responsabilidade Social da AEA, em  9 de junho de 2022.

Tem como missão incentivar meninas do Ensino Fundamental e Médio a gostar de ciências exatas e tecnologia, mostrando a elas o lado criativo e divertido, através de atividades com artesanato, massa de modelar, papéis e até materiais da eletrônica como baterias e leds.

As meninas participantes do projeto, são levadas para conhecer o LabMaker da UFRJ, laboratórios de pesquisas e interagir com os experimentos do Museu Interativo da Física.

Também são organizadas visitas a museus de ciências, outras universidades e centros de pesquisas.

Conheça mais sobre o projeto, acessando o link abaixo e assistindo o vídeo:

Você conhece o Tem Menina no Circuito?

Tem Menina nas Exatas

Iniciativa aberta em 2022 que inclui atividades de Matemática e Astronomia, com escopo e equipe ampliadas será possível atender a um número maior de meninas em diferentes escolas.

O Tem Meninas no Circuito precisa de apoio para funcionar. Atualmente, o projeto conta com o apoio institucional do Instituto de Física e da UFRJ.

Indicações e texto: bolsista de Iniciação Científica Valéria Gislaine Grocinotti, estudante de ADS no IFC Campus Fraiburgo.