No dia 22 de maio de 2023, o projeto de extensão do IFC Câmpus Fraiburgo em colaboração com o IFC Câmpus Videira InfoSecEdu, promoveu uma série de atividades relacionadas à fake news com as turmas de 1º e 3º anos do curso Técnico em Informática. O objetivo principal foi conscientizar os estudantes sobre a disseminação de notícias falsas e destacar a importância de verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las.
A oficina teve início com uma apresentação sobre o impacto negativo das fake news na sociedade, abordando como essas informações falsas podem influenciar as pessoas de forma prejudicial. Os bolsistas do projeto forneceram orientações sobre como identificar características comuns nas notícias falsas, como erros de ortografia, fontes não confiáveis e falta de embasamento em fatos verificáveis.
Posteriormente, os participantes foram divididos em grupos para uma dinâmica interativa de identificação de notícias falsas. Vários exemplos de manchetes enganosas foram apresentados, desafiando os alunos a discernir entre o que era verdadeiro e o que era falso.
Durante a oficina, os alunos do 3º ano tiveram a oportunidade de compartilhar um jogo desenvolvido na disciplina de Optativa de Segurança da Informação, ministrada pela Professora Angelita Rettore , que também é co-orientadora do projeto InfoSecEdu. Essa interação promoveu um ambiente de aprendizado colaborativo, no qual os participantes puderam se envolver ativamente na discussão e troca de conhecimentos.
Ao término das atividades, observou-se um aumento significativo do senso crítico dos estudantes em relação às notícias encontradas em diversas fontes, incluindo redes sociais. A maioria dos alunos demonstrou uma compreensão sólida da importância de verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las, tornando-se mais conscientes dos potenciais danos causados pelas fake news.
O projeto InfoSecEdu considerou os resultados da oficina positivos, pois alcançou seu objetivo de conscientizar os estudantes sobre as fake news. Acredita-se que essa abordagem contribuirá para uma sociedade mais informada, capaz de lidar com as notícias de maneira crítica e responsável.