Esta semana ocorre em Brasília o VIII Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (FEPTI). O evento é promovido anualmente pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) e ocorre junto com a quarta edição do ConectaIF, evento aberto e gratuito que reúne, em um só lugar, oficinas, mostras, workshops, rodas de conversa, protótipos de produtos, arte, cultura, desafios, palestras, competições, feiras, exposições e resultados de pesquisas.

O FEPTI, em sua oitava edição, tem os seguintes eixos:

  • a educação profissional para as relações étnico-raciais;
  • a educação profissional para pessoas com necessidades específicas;
  • a educação profissional e a questão de gênero;
  • a educação profissional e a diversidade;
  • a educação profissional e os direitos humanos.

O professor Luiz Leandro Fortaleza (membro do GESTEC) participará do evento a partir da tarde de quarta-feira. Na manhã de sexta (30/08) irá apresentar o resumo “Educando para a diversidade: o uso de projeto de extensão como meio de buscar compreender o autismo” na sessão de pôsteres.

Este trabalho é vinculado a um projeto de extensão coordenado pelo professor Luiz Leandro e que tem como colaboradores os professores Fabricio Bizotto e Luciana Carrion Carvalho, ambos do GESTEC. Além destes, também participam o professor Ricardo Annes e o psicólogo Davi Penno.

O projeto de extensão considerado é intitulado “IFC AMA Fraiburgo: oficinas de raciocínio lógico para pessoas atendidas pela AMA Fraiburgo” e consiste na promoção de oficinas de raciocínio lógico para crianças que frequentam a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Fraiburgo (AMA Fraiburgo). As oficinas ocorrem mensalmente e são conduzidas pelos alunos Matheus Godoy de Lima Coelho e Luís Antônio de Sousa Silva sob supervisão do coordenador ou de um dos colaboradores. Os dois discentes frequentam o Curso Técnico em Informática integrado com o Ensino Médio.

O resumo, que será apresentado em formato de pôster no Fórum, aborda percepção do coordenador e demais colaboradores acerca da importância de projetos como esse para uma formação mais cidadã dos discentes envolvidos e também enaltece o papel do projeto de extensão como ferramenta didática e de importante valor para uma maior integração do IFC Fraiburgo com a comunidade local.

A programação completa do Fórum pode ser acessada aqui. E a relação completa de resumos aceitos que serão apresentados na sexta (30/08) está disponível neste link.


Luiz Leandro dos Reis Fortaleza

Mestre em Ciência da Computação (UFAM), Bacharel em Ciência da Computação (UFAM) e Técnico em Programação de Computadores. É professor no Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFC Fraiburgo.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *