Na noite do dia 05 de novembro, foi realizado no auditório do IFC Campus Fraiburgo o Cine-Fórum Interdisciplinar: “O Jogo da Imitação”.
A atividade contou com a participação dos alunos dos cursos EMI, ADS e PROEJA, e foi conduzido por docentes e técnicos do IFC Campus Fraiburgo. Dentre os participantes/organizadores estavam Luiz Leandro dos Reis Fortaleza e Débora de Lima Velho Junges, membros do GESTEC, que destacaram aspectos relacionados a narrativa do filme “O Jogo da Imitação” e, também, a vida do matemático Alan Turing.
Esta atividade teve como objetivo principal a análise crítica do filme proposto, além de promover o incentivo ao debate reflexivo em torno de temas e assuntos que foram retratados no filme, tais como: quem foi Alan Turing; 2ª Guerra Mundial – panorama histórico relacionado ao período de tempo apresentado no filme; comunicação e interação social na vida de Alan Turing; homofobia na vida de Alan Turing; empoderamento feminino.
Sinopse do filme:
O Jogo da Imitação (The Imitation Game, no original) conta a história de Alan Turing, matemático, cientista da computação e criador da “Máquina de Turing” – uma máquina gigantesca, repleto de fios, cabos e bobinas – responsável por decodificar mensagens criptografadas. Com essa máquina, Turing e um grupo de especialistas da época foram capazes de descobrir as mensagens trocadas pelos alemães em plena 2ª Guerra Mundial. Com esses códigos em mãos, eles sabiam qual seria o próximo passo dado pelos nazistas, quais cidades ou frotas marítimas seriam bombardeadas, quais eram suas posições e planos. Estima-se que a invenção de Turing tenha reduzido em pelo menos 2 anos a duração da guerra e salvado milhões de vidas.
.
0 comentário