Há cinco anos, o dia 11 de fevereiro foi estabelecido como o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. A data foi instituída pela Assembleia das Nações Unidas em dezembro de 2015 e conta com a liderança da UNESCO e da ONU Mulheres, em colaboração com instituições e parceiros da sociedade civil que promovem o acesso e a participação de mulheres e meninas na ciência.
Este é um dia importante, que merece ser lembrado, pois lança luz a um problema do nosso tempo: é estimado que menos de 30% dos pesquisadores em áreas científicas e tecnológicas sejam mulheres, segundo informações da própria Nações Unidas. Ou seja, infelizmente, mulheres e meninas continuam a ser excluídas da participação integral na ciência.
Sem inclusão, o futuro do mercado de trabalho poderá testemunhar desigualdades de gênero ainda mais sérias. Isto porque, habilidades em ciência, tecnologia, engenharia e matemática serão fundamentais em economias marcadas pelo avanço da automatização e pela criação de empregos em áreas que exigem alta qualificação.
As mulheres e as meninas desempenham um papel fundamental nas comunidades da ciência e tecnologia e a sua participação deve ser fortalecida. Promover a igualdade da participação de mulheres na ciência requer uma mudança de atitudes por parte de todos!
O GESTEC apoia todas as iniciativas de incentivo às mulheres na ciência e procura, com seus projetos, promover a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
“Na vida, não existe nada a se temer, apenas a ser compreendido” – Marie Curie (1867 – 1934) foi uma cientista e física polonesa naturalizada francesa, que conduziu pesquisas pioneiras em todo o mundo no ramo da radioatividade. Tornou-se a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel e a primeira pessoa a receber o mesmo prêmio em duas categorias diferentes.
“A beleza da matemática só se revela a quem a persegue mais pacientemente” – Maryam Mirzakhani (1977-2017) foi uma matemática e professora iraniana-americana que contribuiu fortemente para o avanço da geometria hiperbólica. Tornou-se a primeira pessoa nascida no Irã e a primeira mulher da história a receber a medalha Fields (o Nobel da Matemática).
0 comentário