Olá, leitores do GESTEC!

Durante todo o mês de maio estaremos publicando sugestões de atividades aprovadas com o selo de qualidade dos membros do Grupo de Pesquisa.

Nesta postagem, curtam as recomendações de Débora Pires.

Débora sugere:

Para a apreciação artística, a visita a museus virtuais:

1 – MASP, São Paulo – SP

Link: https://artsandculture.google.com/partner/masp?hl=en

O Museu de Arte de São Paulo é um dos mais famosos do mundo e também entrou na lista. Se você já foi lá pessoalmente sabe que é possível encontrar obras de Tarsila do Amaral, Delacroix e Cézanne, por exemplo. Mas não é só isso. O tour virtual mostra artefatos históricos, dentre outras obras famosas.

2 – Galeria Uffizi, Florença, Itália

Link: https://artsandculture.google.com/partner/uffizi-gallery?hl=en

Essa galeria abriga uma coleção de arte inspirada em uma família de banqueiros e comerciantes da Itália – os Medicis, que ficaram conhecidos durante o período do Renascimento. Os Medicis eram conhecidos pela riqueza exorbitante que tinham para consagrar o poder político na época, mas também gastavam dinheiro com arte e arquitetura.

3 – Museu Van Gogh, Amsterdã, Holanda

Link: https://artsandculture.google.com/partner/van-gogh-museum?hl=en

Esta é a maior coleção de obras de arte do pintor holandês Van Gogh. São mais de 200 pinturas, 500 desenhos e 700 cartas pessoais. Um dos maiores gênios da arte de todos os tempos ganhou um museu em sua homenagem. Mais do que merecido! No tour é possível encontrar obras do período do impressionismo, além de retratos do rosto dele.

4 –Pinacoteca do Estado de São Paulo

Link: http://www.iteleport.com.br/tour3d/pinacoteca-de-sp-acervo-permanente/?utm_medium=website&utm_source=archdaily.com.br

Um dos principais museus de São Paulo, a Pinacoteca do Estado já disponibilizou não só seu acervo, mas o próprio espaço do museu digitalizados. As imagens panorâmicas e o uso de realidade virtual criam uma experiência imersiva no ambiente do museu, que permite ver sua coleção permanente com grande aparato informativo complementado por vídeos e notas sobre as obras, assim como o edifício que teve seu projeto expográfico projetado em 1998 por Paulo Mendes da Rocha, Eduardo Colonelli e Weliton Ricoy Torres. Além disso, a Pinacoteca tem promovido a conexão com seu público por meio da hashtag #pinadecasa, com conteúdos digitais todos os dias a respeito de sua coleção permanente e exposições.

5 –Museu Oscar Niemeyer

Link: https://www.museuoscarniemeyer.org.br/visite/visita-virtual-3D

Os museus de arquitetura também participam do movimento de levar o público virtual a uma experiência de aproximação com seus acervos. Um exemplo notável é o Museu Oscar Niemeyer, projetado pelo mais reconhecido nome da arquitetura brasileira, em Curitiba, no Paraná. O MON conta com cerca de sete mil obras em seu acervo, todas ligadas de alguma forma à produção do arquiteto, e parte desta coleção, além do percurso pelo edifício, está disponível na visita digital. Nela é possível, ainda, relembrar algumas exposições temporárias que já passaram pelo museu.

6 –Museu Nacional

Link: https://artsandculture.google.com/project/museu-nacional-brasil?utm_medium=website&utm_source=archdaily.com.br

O caso do Museu Nacional do Rio de Janeiro é um exemplo de que a internet pode servir à memória de forma sensível e até mesmo nostálgica. Em uma ação promovida pela instituição em conjunto com o Google Arts & Culture, é possível visitar virtualmente o espaço do museu da forma como estava antes do incêndio que devastou o edifício e seu acervo em 2018. Com imagens feitas em 2016, a plataforma disponibiliza um tour guiado pelo ambiente e relembra coleções a partir de uma aproximação em algumas obras.

7 –Museu Casa Guignard

Link: http://eravirtual.org/museu-casa-guignard/?utm_medium=website&utm_source=archdaily.com.br

A plataforma Era Virtual é dedicada a reunir visitas online disponíveis em diversos tipos de museu no Brasil. Nela, é possível encontrar uma série de visitas a museus-casa, um tipo específico de espaço, geralmente ligado à vida e obra de artistas que viveram no país. Um dos tours disponíveis é à casa em Ouro Preto que recebeu o acervo do artista carioca que viveu em Minas Gerais, Alberto da Veiga Guignard. O percurso digital pelo espaço, além de transitar pelo ambiente da casa, também possibilita ver o chafariz em pedra sabão no jardim, de autoria atribuída pelo IPHAN a Aleijadinho, e um breve passeio pela Rua Direita na cidade. No Era Virtual, é possível visitar outros museus-casa, como a Casa de Cora Coralina na Cidade de Goiás e a Casa de Guimarães Rosa em Cordisburgo, Minas Gerais.

8 –Museu Casa Portinari

Link: https://www.museucasadeportinari.org.br/TOUR-VIRTUAL/?utm_medium=website&utm_source=archdaily.com.br

Outro museu deste universo que disponibiliza uma visita virtual para seu público é o Museu Casa Portinari, que apresenta, no edifício que foi a residência do artista em Brodowski, São Paulo, um acervo ligado à vida e à obra do pintor, que vai desde objetos pessoais, até pinturas murais em afresco.

9 –Museu da República

Link: http://eravirtual.org/museu-da-republica/?utm_medium=website&utm_source=archdaily.com.br

Inaugurado em 1960, no momento da transferência da capital do país para Brasília, o Museu da República no Rio de Janeiro conserva os elementos materiais e imateriais que constituem a história do período republicano do Brasil. Além da possibilidade de conhecer seu acervo, um grande ponto de interesse na visita online ao museu é a oportunidade de se aproximar de seu edifício, o antigo Palácio do Catete, que por 63 anos foi sede do poder executivo do país.

Categorias: Ensino

Luiz Leandro dos Reis Fortaleza

Mestre em Ciência da Computação (UFAM), Bacharel em Ciência da Computação (UFAM) e Técnico em Programação de Computadores. É professor no Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFC Fraiburgo.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *