Olá queridos leitores! Conheça um pouco mais sobre os projetos desenvolvidos pelos membros do GESTEC em 2021!

Destaque deste post: Meio dia e quinze

Este é um projeto de extensão cultural que visa contemplar atividades de arte, música, teatro e dança. A proposta é promover mensalmente apresentações artísticas, na primeira quarta-feira do mês, ao meio dia e quinze, a serem realizadas no Auditório do Campus Fraiburgo. Pretende-se a continuidade da proposta iniciada em 2020. Busca-se a realização de shows gratuitos, direcionados para os alunos do Ensino Médio Integrado, Subsequente, Proeja e Superior, membros da comunidade interna da instituição e aberto para demais interessados da comunidade externa.

Almeja-se a realização de ações que possam beneficiar a sociedade de forma transformadora, oportunizar ao maior número de pessoas o acesso ao conhecimento, fomentar a interação social e contribuir para a expansão das potencialidades individuais e da comunidade local. Contribuir através de diversas manifestações culturais como a dança, a música, o teatro e a performance artística, como fatores de combate à exclusão, ao isolamento e à desigualdade social.

Esta proposta visa estabelecer espaços democráticos voltados ao crescimento pessoal que trazem como principal característica a utilização da Música, da Cultura e da Arte como fios condutores de diversas intervenções multidisciplinares. A intenção aqui é a proposição de atividades de qualidade que contribuam de maneira efetiva na reversão de quadros de desigualdades e de falta de oportunidade, valorizar, reconhecer, promover e preservar a diversidade cultural existente na comunidade em torno do Campus Fraiburgo e criar espaços, dispositivos e condições para iniciativas compartilhadas, o intercâmbio e a cooperação e, desta maneira, aprofundar o processo de integração, garantindo as conexões locais com os fluxos culturais contemporâneos e centros culturais, estabelecendo parâmetros para a globalização da cultura.pode proporcionar o desenvolvimento de práticas pedagógicas do ensino de Música, contribuindo para o Ensino de Arte, o enriquecimento e fortalecimento das representações artísticas no ambiente escolar. Referindo-se ao ensino de Música, anseia-se intensificar o conhecimento musical, bem como, suas relações e articulações com as diferentes linguagens da área de Arte fortalecendo práticas que privilegiem e ampliem conhecimentos artísticos. Além da criação de materiais didáticos que contribuam para o aprofundamento e acesso ao conhecimento.

Nome dos envolvidos: Jeniffer Vitória Rosa (bolsista); Débora Costa Pires (coordenadora)

Tipo de projeto: Projeto de Extensão


Luiz Leandro dos Reis Fortaleza

Mestre em Ciência da Computação (UFAM), Bacharel em Ciência da Computação (UFAM) e Técnico em Programação de Computadores. É professor no Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFC Fraiburgo.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *