Olá querid@s leitor@s! Conheça um pouco mais sobre os projetos desenvolvidos pelos membros do GESTEC em 2022!
Destaque deste post: Serious Games para a promoção da motivação de mulheres em graduações STEM (Projeto de Pesquisa – Edital de Chamada Pública Fapesc nº 27/2021 – Programa Fapesc de Apoio a Ciência, Tecnologia e Inovação para Jovens Pesquisadores do Estado de Santa Catarina)
- Coordenação: Débora de Lima Velho Junges
- Colaborador: Lucas Pereira da Rosa
- Bolsista: Valéria Gislaine Grocinotti
O projeto tem como objetivo desenvolver um Serious Game que promova a motivação das estudantes mulheres em cursos nas áreas da STEM. A fundamentação teórica utilizada no estudo é vinculada às discussões pertinentes às mulheres na STEM e Serious Games. No que se refere à metodologia, está baseada no Design Science Research, em que, no período de dois anos, será desenvolvido, aplicado e avaliado um Serious Game que tenha como inspiração para o seu storytelling a história de vida de mulheres que concluíram seus estudos na graduação e atuam em áreas da STEM.
Tendo em vista que o investimento na nova geração de indivíduos qualificados nas áreas STEM é importante para o crescimento econômico do país e, diante dos resultados apresentados por relatórios internacionais, como os da OCDE e UNESCO, que alertam para os baixos índices de mulheres formadas em carreiras científicas e tecnológicas no Brasil, se faz necessária a realização de pesquisas que tenham como foco a promoção da motivação das estudantes mulheres em cursos de graduação nas áreas da STEM, para auxiliar a continuidade do seu interesse na conclusão do curso. Este projeto procura contribuir para essa problemática.
Tendo como contexto o Instituto Federal Catarinense (IFC), um dos resultados esperados do estudo é a indicação de estratégias pedagógicas preventivas e propositivas, por meio de Serious Games, que contribuam para a promoção da motivação das estudantes mulheres em cursos de graduação nas áreas da STEM, de maneira permanente e continuada. Além disso, como um dos impactos desta pesquisa, se busca a ampliação das ações que visem um aumento no número de discussões abertas ao público interno (gestão, docentes, equipe técnico-pedagógica e discentes) sobre o tema da desigualdade de gênero em cursos nas áreas da STEM.
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