O professor Luiz Leandro Fortaleza tem a satisfação de informar que a partir de março coordenará um clube de programação chamado Lunáticos. Trata-se de um grupo de estudos de linguagem Lua que se integra com estudos literários.
A linguagem Lua é uma linguagem de programação brasileira, criada na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC RJ) no ano de 1993. A linguagem tem uma boa aceitação no desenvolvimento de jogos e é também a linguagem da TV Digital Brasileira. Maiores informações sobre essa linguagem podem ser obtidas aqui.
Para auxiliar nos estudos literários, o grupo conta com a colaboração do professor Rodrigo Espinosa Cabral, também membro do GESTEC. O professor Rodrigo afirma que “a Lua tem sido uma musa inspiradora ao longo da tradição poética e também em textos de ficção científica e que isto traz um interessante paralelo com a linguagem de programação utilizada”. Deste modo, também espera-se que a partir deste projeto se construa um acervo online referente a poemas, letras de música, contos e obras literárias cuja a lua seja um elemento-chave. Para a criação deste acervo e demais produtos a serem gerados a linguagem de programação a ser usado será a linguagem Lua, é claro.
Assim, podemos vislumbrar o caráter interdisciplinar do projeto: que busca essa integração, muitas vezes não tão evidente, entre a programação e a literatura.
O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ensino do Campus Fraiburgo, através do edital 030/2019, e está classificado como sendo um projeto de ensino com o título “Lunáticos: um clube de programação em linguagem Lua integrado com estudos literários“ e será executado no período de março a novembro de 2020.
A equipe prevista para o projeto é composta pelos seguintes alunos do curso Técnico em Informática: Diego Antonio Rostirrola, Emanuele Goetten da Silva, Rafael da Rocha, Nícolas Eduardo Jung Alves, Matheus Godoy de Lima Coelho e Luis Antonio de Souza Silva, sendo que os dois últimos alunos trabalharam, juntamente com o professor Luiz, no projeto de extensão IFC AMA Fraiburgo: oficinas de raciocínio lógico para pessoas atendidas pela AMA Fraiburgo, projeto este que gerou a publicação de um artigo no ConectaIF, em Brasília, e que foi vencedor da categoria de Projetos de Extensão em Andamento da IV Fepex do Campus Fraiburgo.
0 comentário