Olá queridos leitores! Conheça um pouco mais sobre os projetos desenvolvidos pelos membros do GESTEC em 2021!

Destaque deste post: A política externa brasileira contemporânea: uma leitura contrapondo a análise geopolítica do general Golbery do Couto e Silva ao cenário atual (Projeto de pesquisa)

O enfoque geopolítico clássico não desvincula os fatores geográficos (como posição, poder, recursos e território) da análise das relações internacionais e da projeção de poder das nações e geralmente apresenta esses fatores como condicionantes de longa duração de linhas de ação da política externa. O estreito vínculo que observamos atualmente entre a política externa brasileira e os interesses norte-americanos não é algo inédito na história do país. Encontramos este mesmo imperativo, ainda que a partir de uma linha de argumentação diferente da atual, na produção do General Golbery do Couto e Silva (1967). Desta forma, o presente projeto busca realizar a leitura da obra “Geopolítica do Brasil” observando se há elementos que se assemelham às linhas gerais de atuação da política externa brasileira contemporânea, ainda que esta julgue estar se estabelecendo num plano de resgate da “alma do ocidente”  e “acima da geopolítica tradicional”.

Coordenador: André Toreli Salatino
Bolsistas: Gabriele Gonçalo dos Santos; Maísa Munzlinger Vicente.

Categorias: Pesquisa

Luiz Leandro dos Reis Fortaleza

Mestre em Ciência da Computação (UFAM), Bacharel em Ciência da Computação (UFAM) e Técnico em Programação de Computadores. É professor no Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFC Fraiburgo.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *